refúgio em Deus FarolGostaria neste instante que você se imaginasse vivendo em um país em que o governo vai de mal a pior (Is 6.1). Imagine que seja um período em que as pessoas parecem não se preocupar umas com as outras (Is 1.15). A opressão, a injustiça e o descaso seriam situações comuns do dia-dia (Is 1.16-17). Um período em que até mesmo o povo de Deus vivesse uma vida de aparência diante dos demais. Um “faz de conta” que se busca a Deus e a vontade divina (Is 3.16-26). Um período de proeminente escravidão (Is 39.5-6). E aí eu pergunto: Como sair de uma situação como essa? E a resposta é somente uma: “SE ESCONDENDO NOS BRAÇOS DE DEUS.”

ELE É MAIS GRANDIOSO QUE AS FORÇAS DESTA TERRA (Is 40.12): Se já nos parece magnífico as forças desta terra quanto mais o é as forças do Criador! Pessoas por vezes se deixam conduzir pela posição dos astros e estrelas seguindo a signos do zodíaco. Outros tantos preferem buscar orientações em seres iguais a si mesmos e se inclinam diante de estátuas. Mas somente o Criador é maior do que toda a criação e domina sobre tudo e todos (Is 40.21-22, 26). Até mesmo a cronologia da vida está nas mãos do Criador (Is 40.26). É o SENHOR que chama as estrelas e os astros para assumirem seus lugares. Os marcadores do tempo – Lua e Sol – estão ao seu comando.

ELE É A ORIGEM DO VERDADEIRO SABER (Is 40.13): Os princípios para uma sociedade, a direção para a família, a orientação para uma vida feliz que transcende o que os olhos podem contemplar, só é possível se estivermos acolhidos nos braços de Deus. Ele conhece tudo sobre você. Nada lhe passa despercebido aos olhos. Sua sabedoria não tem fim! Ninguém melhor que o SENHOR é capaz de orientar a tua caminhada durante a jornada nas trevas deste mundo. Ele sabe tuas dores. Ele sabe teus medos. Ele conhece tuas angustias. E ele é o teu Criador que para resgatar-te pagou alto preço!

ELE É MAIOR QUE A PRÓPRIA HUMANIDADE (Is 40.15-17): O homem se vangloria de suas conquistas. Da própria sabedoria muitas vezes dá a “Luz” a ídolos e os segue. Amplia os horizontes existente diante dos próprios olhos, cria maquinas grandiosas e outras tão pequenas de medidas monométricas que são capazes de consertar as próprias células do ser humano e diante disso tudo se julga ser superior a tudo. Mas ainda assim, somos infinitamente pequeninos diante do Criador. Somente Deus é Incomparável (Is 40.18, 25). Ele é superior a tudo e a todos. Ele tem a história nas mãos (Is 40.23-24).

PORTANTO, já que nosso contexto atual parece extremamente semelhante ao do tempo o profeta Isaías, devemos trazer a mente as palavras citadas no capítulo 40 e versículos 27 à 31:

Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

A única maneira de enfrentarmos os reveses da vida é realmente nos escondendo nos braços do Pai numa vida de comunhão com o Criador.

 

Deus te abençoe.

Pr. Éverton de Borba Pereira.