A ideia de missões se acha em vários lugares na Bíblia.  Um exemplo disso é Genesis 12.3: “Em ti serão benditos todas as famílias da terra.” E em Salmo 96.10 está escrito, “Dizei entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o mundo para que não se abale e julga as pessoas com equidade. ”Salmos 117.1, Isaias 49.7, Isaías 56.7 e Mateus 28.19-20 são um pouco das muitas referências sobre o aspecto missiológico do Reino de Deus.

Mas a pratica de missões transculturais foi iniciada em Antioquia de Síria.  Esta pratica de missões está registrado em Atos 11.19-30 e Atos 12.24-25 e Atos 13.1-4.  Vamos examinar e ver as quatro coisas que aconteceram na Igreja de Antioquia pela “primeira vez” (pelo menos é a primeira vez que está registrada nas Escrituras).

Na Igreja de Antioquia foi a primeira vez que os crentes evangelizaram um povo diferente. Deliberadamente tentaram comunicar o Evangelho às pessoas que não eram da raça e cultura judaica.  Em 11. 20 disse que, “…falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus”.  Estes irmãos travessaram as barreiras de língua e cultura proclamando a verdade a um novo grupo de pessoas muito diferente dos Judeus.

Na Igreja de Antioquia foi a primeira vez que os discípulos de Jesus foram chamados cristãos (11.26) Este povo se destacou por seu comportamento assumido.  Vestiram a camiseta de Cristo.  Não viveram isolados. Identificaram-se como diferentes dos outros, mas ainda eram ativos na cultura de Antioquia.  Assim a Igreja de Antioquia cresceu com muitos Judeus e muitos Gregos.

Na Igreja de Antioquia pela primeira vez uma Igreja enviou socorro à outra Igreja (11.29-30).  Antioquia mandou socorro aos irmãos em Jerusalém.  Este ato mostra sua preocupação com as necessidades dos irmãos Judeus. É evidência da união dos cristãos, mesmo com língua e cultura diferente.

Na Igreja de Antioquia, foi escolhida a primeira equipe de missionários para serem enviados a pregar o Evangelho em outros lugares (13.1-4). Assim, fazendo como Jesus fez em Marcos 1.38-39.  Em verdade foi o Espirito Santo que separou Barnabé e Saulo entre os profetas e mestres.  Eles foram designados os líderes da missão a Ásia (que hoje é o país Turquia).

As lições para a Igreja hoje:

Missões começam com nosso desejo de proclamar a verdade de Deus aos nossos vizinhos, mesmo aqueles que são diferentes de nós.

Se nós assumirmos o fato de sermos servidores de Cristo, o mundo vai notar, tanto com zombarias quanto com aprovação. Os vizinhos vão reagir.

Não existe separação entre a pregação e a compaixão.  A pessoa com o apelido de Cristão tem também a paixão de ajudar os necessitados.

Examinando as Escrituras e refletindo sobre as ações da Igreja de Antioquia nosso coração começa a ser provocado com o desejo de ser obediente ao Salmo 96.10 e a Mateus 28.19-20 disponibilizando-nos para anunciar a Palavra de Deus para as nações. Mas eu lhe recomendo: Cuidado!  A ideia de missões é explosiva!  Você também pode ficar apaixonada por esta divina ideia!

Pastor Henry M. Haswell, Jr.