Como Andar em Cristo

“Nossa estrada é uma pessoa… e nome dela é Jesus”

Gosto muito da frase acima. Ela me faz pensar na maneira como devemos viver o cristianismo. Caminhar em Cristo significa agir como Cristo agiu.

No entanto em nossos Dias, com tantos problemas que nos cercam e tantas limitações que possuímos como podemos agir semelhante a cristo? Como andar em Cristo?

É exatamente isto que Paulo – um dos maiores missionários de todos os tempos – está respondendo aos cristãos da cidade de colossos. No Capítulo dois da sua carta ele exorta os leitores da seguinte maneira: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” (Colossenses 2:6-7 )

A palavra de Deus, pregada por Paulo aos colossenses, de uma maneira muito didática nos mostra que de fato podemos seguir o exemplo de Jesus se estivermos enraizados e edificados nele. Analisemos então o que Deus deseja nos mostrar através deste texto sagrado:

Em primeiro lugar, “ENRAIZADOS (radicados) EM CRISTO”: Em várias partes da escritura o povo de Deus é comparado a arvores. Às vezes estas referências correspondem a resistência, outras vezes a seu vigor e em outros casos ao dar frutos. Carvalhos, Cedros, e ramos de Videira são alguns destes exemplos. Em todos estes casos o vigor e a resistência estão relacionado ao permanecer unido a Deus num relacionamento muito pessoal.

Do mesmo modo devemos nos fortalecer de Cristo, devemos nos “alimentar” de Cristo. Praticar os mesmos princípios que Jesus praticou. Estando “enraizados” em Jesus não somente teremos o vigor para vida como também daremos o fruto que se espera de um cristão (Gl 5.22-23). Você está enraizado em Cristo? Tem buscado os princípios de Jesus? Lembre-se se você já conhece a Jesus Cristo você deve se dedicar a viver como Ele viveu.

Em segundo lugar, “EDIFICADOS EM CRISTO”: a nossa vida deve ser alicerçada sobre o fundamento seguro que é a Rocha Eterna, Cristo Jesus. Este fundamento não vacila, antes pelo contrário, permanece sempre firme. Em todas as circunstâncias podemos depositar sobre este sólido alicerce toda preção que enfrentamos em nosso dia-a-dia.

Pedro, em sua carta, afirma que somos como pedras de uma construção divina feita pelo SENHOR (1Pedro 2:5 RA). Somos pedras que vivem! Em outras palavras, devemos repousar em Cristo que é o nosso fundamento. Devemos lançar sobre cristo toda nossa vida, toda nossa confiança e toda nossa ansiedade.

Somente então podemos ser “CONFIRMADOS NA FÉ”. E a que Paulo se referia ao afirmar que deveríamos caminhar assim? Bem, esta expressão se refere a confirmação pública de estar “radicados” e “edificados” em Cristo. Uma vez que você esteja seguindo os princípios de Cristo e descansando a sua vida em Jesus, isso deve ser notório aos que estão a tua volta.

A fé em Jesus precisa ser visível. A confiança ao ponto de descansar em Cristo quando tudo está parecendo difícil e complicado precisa ser perceptível. Lembre-se do que Tiago escreveu: “a fé sem obras é morta”, ou seja, estar enraizado e alicerçado em Cristo numa comunhão profundamente pessoal que desfruta da confiança nos cuidados Divinos sem que seja perceptível às pessoas a sua volta é completamente nula e inexistente.

Se com nossa boca afirmamos ter comunhão com Deus e descanso em seus cuidados, as nossas atitudes deverão confirmar nossas palavras. É dessa maneira que devemos desenvolver nossa vida cristã. É assim que verdadeiramente podemos afirmar, “estar caminhando em cristo”.